A TEORIA MICROSCÓPICA DA CONDUÇÃO ELÉTRICA ESTUDADA POR MEIO DE UM ANÁLOGO MECÂNICO
Autores
Renato Fumagalli Miranda
Núcleo de Tecnologia Educacional da 8a CRE/SEDUC/RS
Anderson Luiz Ellwanger
Centro Universitário Franciscano
Gilberto Orengo
Centro Universitário Franciscano - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT)
Resumo
Neste trabalho é descrito o desenvolvimento e aplicação de uma atividade didática de ensino que utiliza analogia para auxiliar na aprendizagem dos conceitos envolvidos na teoria microscópica da condução elétrica. Este é um fenômeno no nível atômico e de difícil compreensão por métodos tradicionais. A fundamentação teórica está baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A utilização de analogias segue o modelo TWA - Teaching-With-Analogies (Ensinando com Analogias) desenvolvido por Glynn e modificado por Harrison e Treagust. Como situação análoga à teoria microscópica da condução elétrica, foi utilizado o análogo mecânico proposto por Bagnato e Rodrigues. A análise qualitativa dos resultados da aplicação permite inferir indícios de uma compreensão expressiva do conceito estudado, bem como indicativos de uma aprendizagem significativa.