TROCANDO IDEIAS PARA APRENDER MATEMÁTICA: O PAPEL DO DIÁLOGO NAS AULAS COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5502

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir como os diálogos emergentes de aulas que utilizaram a Resolução de Problemas como abordagem de ensino podem contribuir para a promoção da aprendizagem matemática. Fundamentado em referenciais teóricos que valorizam a comunicação matemática e adotam a Resolução de Problemas como metodologia de ensino, o estudo assume uma abordagem qualitativa, com foco na análise de dois experimentos de ensino realizados com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados, constituídos pelos diálogos entre estudantes e professor, foram gravados, transcritos e analisados sob uma perspectiva descritivo-interpretativa. Os resultados sugerem que os diálogos realizados nas aulas com Resolução de Problemas promovem reflexão, reformulação de hipóteses e construção de significados matemáticos, além de favorecerem o desenvolvimento de habilidades como argumentação, criatividade e colaboração, assumindo, assim, um papel de relevância para a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Gilberto Vieira, Escola de Formação do Educador

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Cruzeiro do Sul). Professor de Matemática e Assessor de Políticas Educacionais na Escola de Formação do Educador - Secretaria de Educação e Cidadania - São José dos Campos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

13.01.2026

Como Citar

Vieira, G. (2026). TROCANDO IDEIAS PARA APRENDER MATEMÁTICA: O PAPEL DO DIÁLOGO NAS AULAS COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. VIDYA, 45(2), 575–592. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5502