REPENSANDO A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5483Palavras-chave:
Educação Infantil; Resolução de Problemas; Prática EducativaResumo
Esse artigo tem como objetivo estruturar uma adaptação das etapas da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação da Matemática através da Resolução de Problemas, para práticas a serem resolvidas com crianças na Educação Infantil e analisá-las em uma atividade desenvolvida na pré-escola. Ele se constitui uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação e faz parte de um projeto desenvolvido a nível de Mestrado Profissional em Ensino, sendo desenvolvido com 26 crianças. Utilizou-se como instrumentos de geração de dados diário de bordo da professora-pesquisadora; gravação em áudio das falas e registros das crianças e se buscou analisar se as etapas descritas para desenvolvimento de práticas de resolução de problemas matemáticos na Educação Infantil possibilitaram a efetiva resolução do problema e compreensão das relações matemáticas envolvidas. As análises da prática realizada a partir das etapas descritas auxiliaram no encaminhamento da atividade e levaram as crianças a refletirem sobre o contexto e as noções matemáticas exploradas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









