A APRENDIZAGEM DAS CÔNICAS E A DEDUÇÃO DE SUAS EQUAÇÕES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5477Palavras-chave:
Resolução de Problemas; Argumentação e Prova; Ensino Médio Profissionalizante; Circunferência e Parábola; GeoGebraResumo
Atividades fundamentadas na resolução de problemas têm se destacado nas orientações dos documentos oficiais e nas pesquisas em Educação Matemática por favorecerem a aprendizagem dos estudantes. Este artigo tem por objetivo analisar como a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, contribuiu na construção dos conceitos de circunferência e parábola, bem como para a dedução de suas equações. Trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, desenvolvida com duas turmas da 3ª série do curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio, de uma escola pública da região metropolitana de São Paulo. Os resultados indicam que a metodologia adotada favoreceu a compreensão dos conceitos e o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes. O uso do GeoGebra potencializou a aprendizagem, permitindo reflexões críticas durante a resolução dos problemas. Ademais, o processo avaliativo se constituiu no decurso das resoluções, permitindo orientar os estudantes e promover a aprendizagem matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









