ANÁLISE DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS MOBILIZADAS NA RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5468

Palavras-chave:

Educação Matemática; Proposição e Resolução de Problemas; Funções Executivas; Cálculo Diferencial e Integral de mais de uma variável real; Engenharia de Materiais

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar que funções executivas foram mobilizadas na proposição e resolução de problemas por alunos do Ensino Superior. Considerando os procedimentos que permeiam a Proposição de Problemas e a Resolução de Problemas discutidos na literatura e aos processos cognitivos que subsidiam as Funções Executivas, atentamo-nos na proposição e resolução de problemas por um grupo de alunos de um curso de Engenharia de Materiais na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de mais de uma variável real de uma universidade pública paranaense. As gravações em áudio dos alunos resolvendo e propondo problemas, bem como os registros escritos e fotográficos compuseram os dados que analisamos. A análise qualitativa de cunho interpretativo subsidiada no quadro teórico sobre Funções Executivas revelou a mobilização integrada da memória de trabalho, do controle inibitório e da flexibilidade cognitiva, com destaque para as duas primeiras, especialmente durante a proposição de problemas e nas intervenções docentes. Os resultados evidenciam o potencial da Resolução e Proposição de Problemas para favorecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores no Ensino Superior.

Biografia do Autor

Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professor Associado III da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Conselho Federal de Psicologia. É Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. e Doutorando em Psicologia com ênfase em Psicologia Cognitiva, Sistêmica e Neurociências pela Universidade de Flores (Buenos Aires/Argentina). Atua no Departamento Acadêmico de Matemática, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao Curso de Licenciatura em Matemática e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Análise da Produção Escrita de alunos em questões discursivas de Matemática e formação de professores; Modelagem Matemática; Avaliação em Educação Matemática; Neuropsicologia e Aprendizagem de Matemática.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 3, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de professores em Modelagem Matemática, Educação STEAM, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021). Atualmente, coordenadora adjunta do PPGMAT.

Adriana Helena Borssoi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

A pesquisadora é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e tem mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desde 2006 e atualmente atua como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGMAT) campi Cornélio Procópio e Londrina. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Matemática (GEPEAM), nas linhas de pesquisa: Modelagem Matemática e Investigação Matemática e Recursos Educacionais e Tecnologias no Ensino de Matemática. É membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e participa, desde 2003, do GT10 da SBEM: Modelagem Matemática, sendo coordenadora adjunta no período de 2021 à 2024.

Downloads

Publicado

23.12.2025

Como Citar

Dalto, J. O., Silva, K. A. P. da, & Borssoi, A. H. (2025). ANÁLISE DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS MOBILIZADAS NA RESOLUÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS. VIDYA, 45(2), 413–432. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5468