DESENVOLVENDO HABILIDADES DE RESOLUÇÃO, REFORMULAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5458

Palavras-chave:

Ensino Fundamental; Resolução de Problemas; Sequência Didática

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado que investiga o desenvolvimento de habilidades de resolução, reformulação e elaboração de problemas matemáticos com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública de Fortaleza (CE), com o uso de uma sequência didática baseada na metodologia de resolução de problemas proposta por Polya. Os resultados evidenciam que os alunos inicialmente não estavam habituados a esse tipo de abordagem, mas, com a mediação docente, desenvolveram competências como pensamento crítico, análise e autonomia. O estudo reforça a importância de inserir problemas contextualizados e interdisciplinares como eixo estruturante do ensino da Matemática, em consonância com a BNCC e perspectivas sociointeracionistas. A prática investigativa promoveu avanços significativos na compreensão conceitual e na capacidade de aplicar estratégias diversas na resolução de problemas matemáticos.

Biografia do Autor

José Samuel Machado

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Secretaria Municipal de Fortaleza. 

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Franciscana - UFN | Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Ciências da Educação pela Pontifícia de Salamanca, Espanha, Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna em Tenerife, Espanha.

Downloads

Publicado

23.12.2025

Como Citar

Machado, J. S., & Groenwald, C. L. O. (2025). DESENVOLVENDO HABILIDADES DE RESOLUÇÃO, REFORMULAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 45(2), 171–191. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5458