ENCONTRANDO A FUNÇÃO POLINOMIAL DE 2º GRAU POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ALIADA A PRÁTICA DA CONSTRUÇÃO DE FOGUETES
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5453Palavras-chave:
Ensino de Funções; Resolução de Problemas Aliada a Prática; MatemáticaResumo
Esta pesquisa buscou investigar as potencialidades pedagógicas do ensino da função polinomial do segundo grau por meio da metodologia de Resolução de Problemas, utilizando uma atividade prática baseada na construção e lançamento de foguetes artesanais. Adotou-se uma abordagem qualitativa com observação participante, conduzida em uma universidade pública do Noroeste do Paraná. A pesquisa envolveu 15 estudantes de Licenciatura em Matemática e foi desenvolvida ao longo de duas semanas. Os dados foram coletados por meio de questionários com questões abertas e fechadas, sendo estes analisados categoricamente. Os principais resultados revelam que a atividade prática se configurou como um problema uma vez que os estudantes relataram dificuldades e indicaram desconhecimento inicial sobre como determinar a trajetória dos foguetes, mobilizando, assim, seus conhecimentos prévios. As potencialidades identificadas incluíram: protagonismo estudantil, aprendizagem lúdica e estimulante, e aplicação em contextos reais. A diversão, colaboração e competição foram os sentimentos predominantes, sem registros de tristeza ou tédio, destacando o potencial da atividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









