FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIÁREA EM CONTEXTO DE COMUNIDADE DE PRÁTICA E SEUS CONDICIONANTES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5452Palavras-chave:
Formação Profissional; Ensino Fundamental; Aprendizagem SocialResumo
Este estudo teve por objetivo descrever os condicionantes de aprendizagem de professores dos anos finais do Ensino Fundamental com base no desenvolvimento de Comunidades de Prática multiárea. Fizeram parte do estudo 19 professores dos anos finais do Ensino Fundamental lotados em uma escola municipal da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Utilizou-se de questionário e observações de reuniões pedagógicas para responder ao objetivo proposto. Os resultados obtidos demonstram o potencial do cultivo de uma comunidade de prática multiárea, apesar dos desafios enfrentados pelos professores, como a própria demanda criada pela mantenedora, o que por muitas vezes inviabiliza a reflexão e momentos de troca entre os professores. Salienta-se a importância de criar um ambiente harmônico e de construção de conhecimento colaborativo para que os professores se sintam os próprios agentes de sua formação profissional.
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