FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIÁREA EM CONTEXTO DE COMUNIDADE DE PRÁTICA E SEUS CONDICIONANTES DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5452

Palavras-chave:

Formação Profissional; Ensino Fundamental; Aprendizagem Social

Resumo

Este estudo teve por objetivo descrever os condicionantes de aprendizagem de professores dos anos finais do Ensino Fundamental com base no desenvolvimento de Comunidades de Prática multiárea. Fizeram parte do estudo 19 professores dos anos finais do Ensino Fundamental lotados em uma escola municipal da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Utilizou-se de questionário e observações de reuniões pedagógicas para responder ao objetivo proposto. Os resultados obtidos demonstram o potencial do cultivo de uma comunidade de prática multiárea, apesar dos desafios enfrentados pelos professores, como a própria demanda criada pela mantenedora, o que por muitas vezes inviabiliza a reflexão e momentos de troca entre os professores. Salienta-se a importância de criar um ambiente harmônico e de construção de conhecimento colaborativo para que os professores se sintam os próprios agentes de sua formação profissional.

Biografia do Autor

Renata Godinho Soares, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação em Ciências. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. 

Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa, Secretária de Educação do RS (SEDUC/RS)

Doutora em Educação em Ciências. SEDUC/RS. 

Cadidja Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria - Brasil

Doutora em Educação em Ciências. Universidade Federal de Santa Maria. 

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora em Educação em Ciências. Universidade Federal do Pampa. 

Publicado

21.11.2025

Como Citar

Soares, R. G., Viçosa, C. S. C. L., Coutinho, C., & Ruppenthal, R. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIÁREA EM CONTEXTO DE COMUNIDADE DE PRÁTICA E SEUS CONDICIONANTES DE APRENDIZAGEM. VIDYA, 45(1), 311–326. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5452

Edição

Seção

Artigos