PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE REVELAM OS PROBLEMAS CRIADOS PELOS ESTUDANTES?
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5451Palavras-chave:
Proposição de Problemas; Ensino de Matemática; Pensamento Crítico; Criatividade; Mediação DocenteResumo
Este artigo analisa os problemas matemáticos criados por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a partir de atividades de Proposição de Problemas desenvolvidas em uma escola pública. Com base em uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi conduzida por meio da observação participante da professora-pesquisadora, durante a realização de uma sequência de atividades de proposição de problemas com diferentes elementos disparadores e prompts. A análise dos dados considerou a influência na criação dos problemas, os tipos de problemas criados, a conexão com experiências pessoais, a reflexão e autoavaliação, e o papel do professor. Os dados evidenciam que os estudantes, ao criarem problemas, mobilizaram experiências pessoais, questionaram a adequação dos dados, reestruturaram enunciados e discutiram estratégias de resolução, revelando aproximações com o pensamento crítico. As intervenções da professora se mostraram fundamentais para orientar os estudantes na elaboração de problemas compreensíveis e resolúveis, ampliando o potencial formativo da atividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









