PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5403

Palavras-chave:

Proposição de problemas; Criatividade em Matemática; Professores que ensinam Matemática

Resumo

Este artigo analisa a percepção de professores de Matemática sobre a proposição de problemas e a criatividade matemática em sala de aula, bem como seus impactos no ensino e aprendizagem. O estudo ressalta a importância da criatividade na elaboração de problemas, destacando técnicas e estratégias de ensino presentes na literatura, e examina diferenças, desafios e dificuldades relatadas pelos docentes nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada em questionário online aplicado a 28 professores, majoritariamente do sexo masculino, com maior tempo de carreira e estabilidade profissional. Os resultados mostram que, embora reconheçam a importância da criatividade e da formação continuada sobre o tema, os professores relatam poucas oportunidades para aprimorar esses conhecimentos. Conclui-se que é fundamental implementar disciplinas e cursos de formação continuada que incentivem a criatividade e a proposição de problemas, além de desenvolver materiais e diretrizes que apoiem sua prática em sala de aula.

Biografia do Autor

Amaral Rodrigues Gomes, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF/ Universidade de Brasília - UnB

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília-UnB, especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica, Gestão e Orientação Educacional. Licenciado em Matemática e Pedagogia, Professor efetivo da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal -DF.

Francilene Barbosa dos Santos Silva, Instituto Federal de Brasilia - IFB / Universidade de Brasilia - UnB

Doutoranda em Educação na universidade de Brasília - UnB. Professora de Matemática do Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília. Pesquisadora do grupo de PI: Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Interessada em pesquisas em Educação Matemática, Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância. Sendo seu principal tema de pesquisa a criatividade em Matemática.

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília - UnB

Professor Associado IV na Universidade de Brasília - UnB, com lotação no Departamento de Matemática. É professor do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - ProfMat e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UnB. Possui graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2007). É líder do Grupo PI: Pesquisas e Investigações em Educação Matemática. Coordenador do subprojeto Matemática do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID da Universidade de Brasília (2020 - 2022). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: criatividade em matemática e pensamento criativo em matemática (resolução, elaboração e redefinição de problemas) e avaliação em matemática.

Downloads

Publicado

23.12.2025

Como Citar

Gomes, A. R., Silva, F. B. dos S., & Gontijo, C. H. (2025). PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS E CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. VIDYA, 45(2), 291–308. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5403