ACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5365

Palavras-chave:

Acessibilidade; Ensino remoto emergencial; Inclusão; Deficiência; Educação superior

Resumo

Este artigo analisa os desafios enfrentados por estudantes com deficiência durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em uma universidade pública do sul do Brasil, durante a pandemia de COVID-19. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou questionário estruturado aplicado a seis estudantes. A análise dos dados revelou barreiras tecnológicas, como acesso precário à internet, falta de padronização nas plataformas e ausência de adaptações didáticas, além de apoio institucional limitado. Também foram identificados impactos socioemocionais, como sobrecarga, isolamento e desmotivação. Os resultados apontam para a necessidade de políticas institucionais integradas, que combinem acessibilidade tecnológica, práticas pedagógicas inclusivas e suporte emocional. Conclui-se que o compromisso com a acessibilidade deve ser contínuo, assegurando o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes, inclusive em situações emergenciais, como a pandemia.

Biografia do Autor

Samara de Oliveira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Licenciatura em Química (2020) pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Especialista em Gestão de Processos Industriais Químicos (2021) e mestre em Ensino (2023) pela Unipampa, com bolsa CAPES/FAPERGS. Atualmente, é professora substituta no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), lecionando nos cursos técnicos integrados de Informática e nos cursos superiores de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Alimentos. Também atua no Centro de Ensino e Aprendizagem - CESAR e em cursos EAD do programa Tertúlias Inclusivas do Pampa. Tem experiência nas áreas de formação de professores, ensino de química, DUA e educação inclusiva. Membra dos grupos de pesquisa INCLUSIVE (desde 2021) e GIMEPID (desde 2022), onde desenvolve estudos sobre práticas pedagógicas inclusivas e inovação educacional. 

 

Fernanda de Lima Pinheiro, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (Uruguaiana)

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana (2017). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIPAMPA, campus Bagé (2023). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) da UNIPAMPA, campus Uruguaiana (2023-atual). Professora substituta no Instituto Federal Farroupilha (2023-atual). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e Ensino Superior - INCLUSIVE (2021-atual), do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI (2016-2018 / 2021-atual), do Grupo Interinstitucional Minuano de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade - GIMEPID (2022-atual) e do Grupo Mega potencializador de ensino-aprendizagem significativa - G-Mega (2023-atual). Foi bolsista PIBID UNIPAMPA campus Uruguaiana pelo subprojeto Ciências na modalidade de Iniciação à Docência (2014-2018).

Claudete da Silva Lima Martins, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, atuando no Campus Bagé como docente dos cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu no Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Licenciada em Pedagogia, com especializações na área da Educação Especial (URCAMP-UFSM), mestrado e doutorado na área da Educação (UFPEL). Atualmente, é coordenadora do Programa de extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas no Pampa, na UNIPAMPA. Vice-líder do INCLUSIVE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Acessibilidade na Educação Básica, membra do Grupo de Pesquisa em Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação (GRUPI) e do Grupo Interinstitucional Minuano. Foi orientadora educacional, gestora, supervisora e professora efetiva nas redes municipal e estadual de ensino de Bagé/RS. Foi Pró-reitora de Graduação da Unipampa de 03/07/2023 até 31/12/2023. Atualmente é Pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (PROCADI) na UNIPAMPA. É mãe da Maria Eduarda Lima Martins. Tem experiência na área da educação, atuando e investigando temas vinculados a formação de professores, educação inclusiva e práticas pedagógicas

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Publicado

11.12.2025

Como Citar

Pereira, S. de O., Pinheiro, F. de L., & Martins, C. da S. L. (2025). ACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA E PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL. VIDYA, 45(1), 375–391. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5365

Edição

Seção

Artigos