O PAPEL DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOB O OLHAR DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5307Palavras-chave:
Compreensão leitora; Ensino de Ciências da Natureza; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Prática docenteResumo
Este artigo investiga as percepções de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o papel da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza, com foco na leitura de textos de divulgação científica. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, foi realizada com 11 docentes do 5º ano de escolas públicas de um município do interior da Bahia. A análise das respostas a um questionário revelou que, embora os professores reconheçam a importância da compreensão leitora para o desenvolvimento do pensamento crítico, ainda há lacunas na sistematização de práticas pedagógicas que integrem efetivamente a leitura ao ensino de Ciências da Natureza. O estudo destaca a necessidade de práticas de ensino que favoreçam a articulação entre leitura, linguagem científica e prática docente, visando promover uma aprendizagem mais significativa e crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









