O PAPEL DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOB O OLHAR DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5307

Palavras-chave:

Compreensão leitora; Ensino de Ciências da Natureza; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Prática docente

Resumo

Este artigo investiga as percepções de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o papel da compreensão leitora no ensino de Ciências da Natureza, com foco na leitura de textos de divulgação científica. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, foi realizada com 11 docentes do 5º ano de escolas públicas de um município do interior da Bahia. A análise das respostas a um questionário revelou que, embora os professores reconheçam a importância da compreensão leitora para o desenvolvimento do pensamento crítico, ainda há lacunas na sistematização de práticas pedagógicas que integrem efetivamente a leitura ao ensino de Ciências da Natureza. O estudo destaca a necessidade de práticas de ensino que favoreçam a articulação entre leitura, linguagem científica e prática docente, visando promover uma aprendizagem mais significativa e crítica.

Biografia do Autor

Ana Paula Lima Pereira da Silva, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Mestra em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari e docente dos Anos Iniciais da rede pública municipal de Paulo Afonso - BA.

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Letras, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos cursos de Letras e de Pedagogia da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Eniz Conceição Oliveira

Doutora em Química, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (UA) em Portugal. 

Downloads

Publicado

19.09.2025

Como Citar

da Silva, A. P. L. P., Forneck, K. L., & Oliveira, E. C. (2025). O PAPEL DA COMPREENSÃO LEITORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOB O OLHAR DE PROFESSORES. VIDYA, 45(1), 195–211. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5307

Edição

Seção

Artigos