CAMILO, SALVADOR E TANTOS OUTROS... TRAJETÓRIA DE LAVRADORES NACIONAIS NA PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO SUL (SANTA MARIA: 1845-1880)

Autores

  • Luís Augusto Ebling Farinatti

Resumo

A sociedade da província do Rio Grande do Sul tem sido vista como um espaço dividido entre o "complexo colonial-imigrante" e o "complexo pecuário-charqueador". Este último, no que tange às estâncias, permanece, na verdade, pouco estudado. Essa dicotomia simplificadora esconde espaços agrários onde a diversidade social era bem maior. Muitos daqueles que não haviam conseguido tornar-se estancieiros, aproveitaram-se da possibilidade de ocupar ou comprar a preços acessíveis uma parte de terras florestais e ali passaram a sobreviver da produção de alimentos, tendo acesso, desse modo, à produção autônoma e escapando à necessidade de arranchamento nas terras dos estancieiros. São lavradores nacionais (agricultores que não eram colonos imigrantes). Por outro lado, a análise de algumas trajetórias individuais de lavradores estabelecidos na região de Santa Maria demonstrou que o próprio grupo comportava diferenciações internas e que nem todos os produtores de alimentos integravam as camadas mais pobres dos espaços agrários locais, ainda que tal fosse a situação da maioria deles.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Farinatti, L. A. E. (2015). CAMILO, SALVADOR E TANTOS OUTROS. TRAJETÓRIA DE LAVRADORES NACIONAIS NA PROVÍNCIA DO RIO GRANDE DO SUL (SANTA MARIA: 1845-1880). VIDYA, 19(34), 15. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/527

Edição

Seção

Artigos