O TRABALHO SEMIÓTICO E A MULTIMODALIDADE EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5256

Palavras-chave:

Trabalho semiótico; Multimodalidade; Formação de professores; Educação em Ciências

Resumo

Este estudo objetiva identificar os modos/recursos semióticos utilizados por um licenciando em uma comunicação em vídeo, analisando os significados expressos em seu trabalho semiótico. A pesquisa fundamenta-se na teoria Semiótica Social e no conceito de orquestração de modos (Kress, 2010), articulados ao método da cartografia (Deleuze; Guattari, 1995; Kastrup, 2012), que orienta a produção e análise dos dados em movimentos de rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. O campo investigativo corresponde à interdisciplina Fenômenos da Natureza IV, de um curso a distância de Licenciatura em Ciências, na qual os estudantes foram desafiados a elaborar uma aula em vídeo explicando o fenômeno da homeostase para uma turma hipotética da Educação Básica. Neste artigo, selecionamos o caso de E1 para uma análise multimodal detalhada. Os resultados indicam que a articulação de fala, gestos e objetos clínicos revelou compreensões relevantes sobre o fenômeno e as intencionalidades de comunicar conceitos científicos em contexto formativo.

Biografia do Autor

Franciele Pires Ruas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Física- Licenciatura, é mestre e doutora em Educação em Ciências (PPGEC), pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).Tem experiência na área de Física, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade, semiótica social e formação online de professores. Integra os grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI) e Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO (INTERAÇÃO).

Valmir Heckler, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Educação em Ciências, Mestre em Ensino de Física, Licenciado em Ciências: Habilitação em Física e Matemática. Possui experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica e Ensino Superior, atuando em atividades educativas presenciais e online. Atualmente é professor/pesquisador do Programa de Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro Pesquisador vinculado a Rede de Saberes Articulando Ciência, Criatividade e Imaginação (SACCI). Líder do grupo de pesquisa CIEFI - Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar e vice-líder do Grupo de Pesquisa CEAMECIM - Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática.Tem como temáticas principais de Pesquisa: TIC na Educação em Ciências; Educação Online, Pesquisa-formação Online COM Professores, Análise Textual Discursiva (ATD), Experimentação em Ciências, Indagação Dialógica Online, Comunidades de Indagação, Investigação no contexto educativo.

Rafaele Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, desde abril de 2014. Doutora e mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Física pela FURG. No período de 07/2019 a 09/2020 foi Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da FURG; no período de 09/2020 a 10/2021 foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Física EaD. Coordenadora do projeto de extensão "Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo". Atuou como Coordenadora de Avaliação e Acompanhamento de Projetos Pedagógicos dos Cursos na DIADG/PROGRAD do período de novembro de 2021 a fevereiro de 2023. Foi Diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação na Pró-Reitoria de Graduação da FURG no período de março de 2023 a janeiro de 2025. Atualmente é Coordenadora Adjunta do curso de Física Licenciatura. Líder do grupo de pesquisa INTERAÇÃO - Rede de estudos e pesquisas sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO. Tem como linha de pesquisa o ensino de Física, interdisciplinaridade, formação de professores, espaços não-formais como as Feiras das Ciências e divulgação científica.

Downloads

Publicado

31.10.2025

Como Citar

Ruas, F. P., Heckler, V., & de Araújo, R. R. (2025). O TRABALHO SEMIÓTICO E A MULTIMODALIDADE EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. VIDYA, 45(1), 235–254. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5256

Edição

Seção

Artigos