O TRABALHO SEMIÓTICO E A MULTIMODALIDADE EM PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5256Palavras-chave:
Trabalho semiótico; Multimodalidade; Formação de professores; Educação em CiênciasResumo
Este estudo objetiva identificar os modos/recursos semióticos utilizados por um licenciando em uma comunicação em vídeo, analisando os significados expressos em seu trabalho semiótico. A pesquisa fundamenta-se na teoria Semiótica Social e no conceito de orquestração de modos (Kress, 2010), articulados ao método da cartografia (Deleuze; Guattari, 1995; Kastrup, 2012), que orienta a produção e análise dos dados em movimentos de rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. O campo investigativo corresponde à interdisciplina Fenômenos da Natureza IV, de um curso a distância de Licenciatura em Ciências, na qual os estudantes foram desafiados a elaborar uma aula em vídeo explicando o fenômeno da homeostase para uma turma hipotética da Educação Básica. Neste artigo, selecionamos o caso de E1 para uma análise multimodal detalhada. Os resultados indicam que a articulação de fala, gestos e objetos clínicos revelou compreensões relevantes sobre o fenômeno e as intencionalidades de comunicar conceitos científicos em contexto formativo.
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