QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS E EDUCAÇÃO CTS EM PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5194

Palavras-chave:

Educação ambiental crítica; Abordagem CTS; Crise socioambiental; Unidades de Conservação; Maranhão

Resumo

A crescente dependência da ciência e da tecnologia nas questões socioambientais exige a construção de uma nova cultura científica no contexto educacional, especialmente por meio da inserção de abordagens ambientais no Ensino de Ciências. Esta pesquisa foi guiada pela questão: como educadores e educadoras de Ciências, atuantes em escolas localizadas em Unidades de Conservação, percebem as dimensões da tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade em associação com a dimensão ambiental? A pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre o meio ambiente e a Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto do Ensino de Ciências em uma comunidade situada em área de proteção ambiental. Participaram da pesquisa: duas pessoas educadoras das disciplinas Ciências e Biologia de escolas da região da Unidade de Conservação do Maracanã, em São Luís - Maranhão, Brasil. As pessoas entrevistadas demostraram uma compreensão superficial sobre as relações entre ciência, tecnologia e meio ambiente nas sociedades contemporâneas. No entanto, reconheceram a importância de discutir essas temáticas no ensino como estratégia para enfrentar a crise socioambiental.

Biografia do Autor

Graziela da Silva Dantas, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Maria Consuelo Alves Lima, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, Maranhão. 

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Publicado

31.10.2025

Como Citar

Dantas, G. da S., & Lima, M. C. A. (2025). QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS E EDUCAÇÃO CTS EM PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO. VIDYA, 45(1), 255–268. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5194

Edição

Seção

Artigos