QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS E EDUCAÇÃO CTS EM PERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5194Palavras-chave:
Educação ambiental crítica; Abordagem CTS; Crise socioambiental; Unidades de Conservação; MaranhãoResumo
A crescente dependência da ciência e da tecnologia nas questões socioambientais exige a construção de uma nova cultura científica no contexto educacional, especialmente por meio da inserção de abordagens ambientais no Ensino de Ciências. Esta pesquisa foi guiada pela questão: como educadores e educadoras de Ciências, atuantes em escolas localizadas em Unidades de Conservação, percebem as dimensões da tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade em associação com a dimensão ambiental? A pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre o meio ambiente e a Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto do Ensino de Ciências em uma comunidade situada em área de proteção ambiental. Participaram da pesquisa: duas pessoas educadoras das disciplinas Ciências e Biologia de escolas da região da Unidade de Conservação do Maracanã, em São Luís - Maranhão, Brasil. As pessoas entrevistadas demostraram uma compreensão superficial sobre as relações entre ciência, tecnologia e meio ambiente nas sociedades contemporâneas. No entanto, reconheceram a importância de discutir essas temáticas no ensino como estratégia para enfrentar a crise socioambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









