UMA VISÃO DA FORMAÇÃO ESTOCÁSTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5192Palavras-chave:
Estocástica; Letramento estocástico; Licenciatura em Matemática; Projeto Pedagógico do CursoResumo
A inclusão dos conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória nas recomendações curriculares de Matemática, em todos os níveis da Educação Básica, reforçou a necessidade de que o professor de Matemática também seja um educador estocástico. Assim, além dos conceitos e procedimentos relativos a essas temáticas, é essencial que aspectos teóricos e metodológicos sejam garantidos na formação do professor. Diante disso, este artigo se propõe a investigar a formação inicial promovida pelos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática do Tocantins no que diz respeito aos conteúdos estocásticos, lançando mão da pesquisa bibliográfica e documental. Como ações exitosas, identificou-se o uso de tecnologias, a integração dos conteúdos com temas transversais e práticas como componente curricular e a abordagem da probabilidade frequentista. Porém, não há um determinado curso que abarque todos esses elementos ou explicite a existência de espaços nas disciplinas ofertadas para discutir o ensino e aprendizagem dos conteúdos estocásticos na Educação Básica.