UMA VISÃO DA FORMAÇÃO ESTOCÁSTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5192

Palavras-chave:

Estocástica; Letramento estocástico; Licenciatura em Matemática; Projeto Pedagógico do Curso

Resumo

A inclusão dos conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória nas recomendações curriculares de Matemática, em todos os níveis da Educação Básica, reforçou a necessidade de que o professor de Matemática também seja um educador estocástico. Assim, além dos conceitos e procedimentos relativos a essas temáticas, é essencial que aspectos teóricos e metodológicos sejam garantidos na formação do professor. Diante disso, este artigo se propõe a investigar a formação inicial promovida pelos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática do Tocantins no que diz respeito aos conteúdos estocásticos, lançando mão da pesquisa bibliográfica e documental. Como ações exitosas, identificou-se o uso de tecnologias, a integração dos conteúdos com temas transversais e práticas como componente curricular e a abordagem da probabilidade frequentista. Porém, não há um determinado curso que abarque todos esses elementos ou explicite a existência de espaços nas disciplinas ofertadas para discutir o ensino e aprendizagem dos conteúdos estocásticos na Educação Básica.

Biografia do Autor

Fernanda Vital Paula, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutora em Estatística. Universidade Federal do Norte do Tocantins.

Celi Espasandin Lopes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Doutora em Educação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas. 

Downloads

Publicado

13.03.2025

Como Citar

Paula, F. V., & Lopes, C. E. (2025). UMA VISÃO DA FORMAÇÃO ESTOCÁSTICA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DO TOCANTINS. VIDYA, 45(1), 75–95. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5192

Edição

Seção

Artigos