O POTENCIAL DO SOFTWARE DESMOS NO ENSINO DE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5128

Palavras-chave:

Função afim; Função quadrática; Software Desmos

Resumo

Este artigo é oriundo de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, em uma universidade do Sul do Brasil, no decorrer dos anos 2023-2024. O cerne deste estudo é descrever as contribuições do software Desmos para o processo de ensino das funções afim e quadráticas. De cunho qualitativo e descritivo, ele foi realizado com 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública, localizada em Guajará-Mirim, interior de Rondônia. Os instrumentos de coleta de dados foram os materiais impressos construídos para a pesquisa, as gravações de áudio e vídeo, diário de campo do pesquisador e questionário final. Os resultados apontam que o software Desmos auxiliou na compreensão dos efeitos dos coeficientes quando foram exploradas funções afim e do segundo grau. A facilidade se deu em função da produção rápida e precisa das imagens e por facilitar a manipulação dos coeficientes por meio do controle deslizante.

Biografia do Autor

Maria Claudete Schorr, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Possui Licenciatura em Computação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2003), especialização em Tecnologias em Educação pela PUC - Rio (2010), Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2015) e Doutorado em Informática na Educação -UFRGS (2020). É professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Taquari - Univates, atuando no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas como professor permanente, nos Cursos de Graduação da área da Computação, no regime presencial e EaD, nos cursos de Pós Graduação (Lato Sensu) em Docência na Educação Profissional e Aprendizagem Ativa e, na extensão como membro do Projeto de Extensão Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Básica. Participou da elaboração da BNCC Computação aprovada em 2022 pelo Conselho Nacional de Educação.

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora do Comitê de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação da Instituição

Raí da Silva Lopes, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Mestrado Profissional. Professor de Matemática da rede pública de Rondônia, Brasil. 

Downloads

Publicado

19.12.2025

Como Citar

Schorr, M. C., Rehfeldt, M. J. H., & Lopes, R. da S. (2025). O POTENCIAL DO SOFTWARE DESMOS NO ENSINO DE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA. VIDYA, 45(1), 473–492. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5128

Edição

Seção

Artigos