O POTENCIAL DO SOFTWARE DESMOS NO ENSINO DE FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5128Palavras-chave:
Função afim; Função quadrática; Software DesmosResumo
Este artigo é oriundo de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação, em uma universidade do Sul do Brasil, no decorrer dos anos 2023-2024. O cerne deste estudo é descrever as contribuições do software Desmos para o processo de ensino das funções afim e quadráticas. De cunho qualitativo e descritivo, ele foi realizado com 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública, localizada em Guajará-Mirim, interior de Rondônia. Os instrumentos de coleta de dados foram os materiais impressos construídos para a pesquisa, as gravações de áudio e vídeo, diário de campo do pesquisador e questionário final. Os resultados apontam que o software Desmos auxiliou na compreensão dos efeitos dos coeficientes quando foram exploradas funções afim e do segundo grau. A facilidade se deu em função da produção rápida e precisa das imagens e por facilitar a manipulação dos coeficientes por meio do controle deslizante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









