A EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA TRAJETÓRIA E PERSPECTIVAS

Elisabeth Weber Medeiros

Resumo


O intercâmbio na área da História da Educação na América Latina é relativamente recente, tendo adquirido um caráter mais regular e sistemático a partir do final do século passado. Nossa trajetória educacional é marcada de forma irreversível por três séculos de colonização, quando foram moldadas nossas características sociais e culturais. Os momentos mais significativos dessa trajetória seguem diversos paradigmas que influenciaram os sistemas educacionais do continente, desde o modelo jesuítico até as grandes questões colocadas hoje pelo neoliberalismo. Propostas e modelos pedagógicos, na maioria das vezes adotados de forma autoritária, não levaram em conta a necessidade de atender as grandes carências da maioria da população.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.