A UNIDADE PEDAGÓGICA DA OBRA ROUSSEAUNIANA
Resumo
Voltaire afirmava equivocadamente que L'Ernile constituía um capítulo à parte em relação ao conjunto da produção filosófico-literária de Jean-Jacques Rousseau. Mas o próprio Rousseau viveu a assinalar a unidade de seu pensamento. De fato, não podemos ler O Emílio, Os solitários, o Contrato Social, A Nova Heloísa, os Primeiros Discursos sem perceber a grande tese que perpassa a obra completa do pensador genebrino: o ser humano é bom por natureza, a sociedade é que o corrompe. Entretanto, não se trata de educar o homem para viver isolado, pois Emílio se realiza efetivamente em sociedade. Que sociedade? Na república ideal rousseauniana, corpo moral coletivo e igualitário em que a vontade geral regula a verdadeira liberdade, cuja ocorrência, em última instância, não se verifica na esfera individual.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









