CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5070

Palavras-chave:

geometria dinâmica; formação de professores; tecnologias digitais

Resumo

Objetiva-se analisar o processo de elaboração de uma tarefa de Geometria Dinâmica, planejada de forma colaborativa por três professores de matemática, visando ao ensino de triângulos na educação básica. O estudo ocorreu durante uma Ação de Formação Continuada permanente, associada ao uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática, em uma escola estadual do ABC Paulista. Participaram três professores dos anos finais do Ensino Fundamental e os autores deste artigo. Elaborou-se a tarefa com base em um modelo teórico de Geometria Dinâmica, estruturado em torno de três elementos e sete marcadores - unidades de análise deste estudo -: quadro de referência, recontextualização reversa, contexto de referência, distribuição, estrutura, uso da linguagem, construção, relação pedagógica e engajamento. O modelo permitiu que os professores planejassem a tarefa em sua totalidade. Analiticamente, possibilitou avaliar o processo de elaboração da tarefa e o produto final, de forma sistematizada, contribuindo para a compreensão das escolhas feitas pelos elaboradores.

Biografia do Autor

Maria Raiane da Silva, Universidade Federal do ABC

Mestrta em Ensino e História das Ciências e da Matemática.

Vinicius Pazuch, UFABC

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Downloads

Publicado

05.03.2025

Como Citar

da Silva, M. R., & Pazuch, V. (2025). CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE UMA TAREFA SOBRE TRIÂNGULOS COM O SOFTWARE GEOGEBRA. VIDYA, 45(1), 57–73. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5070

Edição

Seção

Artigos