A NARRATIVA MIDIÁTICA DISCIPLINANDO O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Ronaldo Queiroz de Morais

Resumo

Uma análise das comemorações dos 500 anos do Brasil deixou claro um embate de forças: de um lado, a narrativa midiática monopolizando as representações do tempo e dissimulando a memória coletiva e, de outro, os movimentos populares e as múltiplas culturas denunciando os simulacros culturais e "desencantando" a virtualidade num protesto legítimo e real. Nas escolas, a imagem-mercadoria instrumentalizou o tempo social, impondo um determinado ensino de história que sofreu interferências do aparato discursivo da mídia, fato que obscureceu uma visão mais crítica de nossa realidade histórica.

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Publicado

01.06.2015

Como Citar

Morais, R. Q. de. (2015). A NARRATIVA MIDIÁTICA DISCIPLINANDO O ENSINO DE HISTÓRIA. VIDYA, 19(35), 9. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/505

Edição

Seção

Artigos