METACOGNIÇÃO E TAREFA DE INVESTIGAÇÃO: POSSIBILIDADE PARA O ESTUDO DO CONCEITO DE DERIVADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5036

Palavras-chave:

Ensino de Derivada; Metacognição; Tarefa Investigativa

Resumo

Este artigo é fruto de uma tese cujo objetivo foi analisar os resultados construídos sobre velocidade por meio de uma tarefa investigativa associada a questões metacognitivas. A intervenção pedagógica ocorreu na disciplina de Cálculo I, com uma turma de Licenciatura em Matemática, em uma Universidade do interior do Estado do Amazonas. Os dados foram produzidos mediante aplicações de tarefas investigativas combinadas com questões metacognitivas e registrados em um caderno de anotações e gravações de voz. A abordagem adotada foi qualitativa; já os dados coletados, analisados por intermédio da análise descritiva. Foi possível constatar que a aplicação da tarefa investigativa, associada à metacognição, contribuiu para a aprendizagem dos alunos, que construíram, quanto à velocidade, significados relacionados com o conceito de derivada.

Biografia do Autor

Carlos José Ferreira Soares, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutor em Ensino de Ciências Exatas. Universidade do Estado do Amazonas. 

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Educação. Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. 

Susana Paula Graça Carreira, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve - FCT

Doutora em Educação. Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Publicado

10.12.2024

Como Citar

Soares, C. J. F., Quartieri, M. T., & Carreira, S. P. G. (2024). METACOGNIÇÃO E TAREFA DE INVESTIGAÇÃO: POSSIBILIDADE PARA O ESTUDO DO CONCEITO DE DERIVADA. VIDYA, 45(1), 35–55. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5036

Edição

Seção

Artigos