INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE CEGO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.5025

Palavras-chave:

Educação Matemática; Inclusão; Deficiência Visual; Teoria dos Campos Conceituais

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi implementar uma sequência didática para o desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas nos Números Naturais visando a aprendizagem de um estudante cego congênito, matriculado nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Canoas/RS. Esta pesquisa está fundamentada nos aportes da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, com abordagem qualitativa, contemplando três semestres de intervenções pedagógicas com um estudante cego, realizadas no Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI) da ULBRA. Tais intervenções constituíram a sequência didática com materiais táteis e tecnológicos, selecionados para promover a compreensão das relações e operações com Números Naturais. Infere-se que a sequência didática utilizada foi efetiva no desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas no Conjunto dos Números Naturais para o estudante, possibilitando um aprendizado adequado ao ritmo dele, resultando em um desempenho satisfatório na análise de situações, construção de esquemas e representações de seus invariantes operatórios.

Biografia do Autor

Luiza Ojeda Hoffmann, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS. Universidade Luterana do Brasil.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha. Universidade Luterana do Brasil.

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

Hoffmann, L. O., & Groenwald, C. L. O. (2024). INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE CEGO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. VIDYA, 44(2), 209–226. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.5025