INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE CEGO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.5025Palavras-chave:
Educação Matemática; Inclusão; Deficiência Visual; Teoria dos Campos ConceituaisResumo
O objetivo desta pesquisa foi implementar uma sequência didática para o desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas nos Números Naturais visando a aprendizagem de um estudante cego congênito, matriculado nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Canoas/RS. Esta pesquisa está fundamentada nos aportes da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, com abordagem qualitativa, contemplando três semestres de intervenções pedagógicas com um estudante cego, realizadas no Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI) da ULBRA. Tais intervenções constituíram a sequência didática com materiais táteis e tecnológicos, selecionados para promover a compreensão das relações e operações com Números Naturais. Infere-se que a sequência didática utilizada foi efetiva no desenvolvimento dos Campos Conceituais das estruturas aditivas e multiplicativas no Conjunto dos Números Naturais para o estudante, possibilitando um aprendizado adequado ao ritmo dele, resultando em um desempenho satisfatório na análise de situações, construção de esquemas e representações de seus invariantes operatórios.
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