INCLUSÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DE ACADÊMICOS DA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.5018

Palavras-chave:

Educação Especial; Formação de professores; Ensino; Escola Inclusiva

Resumo

Neste estudo investigamos a concepção sobre inclusão escolar de onze acadêmicos da disciplina Ensino e Inclusão em um Programa de Pós-graduação de uma universidade do sul do Brasil. A pesquisa fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural com abordagem metodológica e natureza qualitativa. Como instrumentos para coleta de dados, utilizamos a observação e anotações durante as atividades e um questionário com perguntas abertas, aplicado no início e final da disciplina. Analisamos os dados por meio de categorias organizadas após a sistematização das respostas aos questionários. Constatamos mudança na concepção de inclusão escolar dos participantes com os novos conhecimentos via sociabilização das experiências, influenciando atitudes positivas em sua formação. Ressaltamos a importância da colaboração na comunidade escolar mediante a troca de experiências, o debate relativo aos desafios da sala de aula e a concretização da escola inclusiva.

Biografia do Autor

Sani de Carvalho Hutz da Silva, Universidatade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (Campus Ponta Grossa)

Doutora. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. E-mail: sani@utfpr.edu.br.

Renata da Silva Dessbesel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Doutora. Universidade Estadual de Maringá e Universidade do Oeste Paulista. 

Manuel Meirinhos, Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação - IPB-ESEB (Braganca, PT)

Doutor. Instituto Politécnico de Bragança.

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

Silva, S. de C. H. da, Dessbesel, R. da S., Shimazaki, E. M., & Meirinhos, M. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DE ACADÊMICOS DA PÓS-GRADUAÇÃO. VIDYA, 44(2), 193–207. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.5018