DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENSINO BÁSICO COM ÊNFASE NA NANOCIÊNCIAS E NANOTECNOLOGIA: UMA ANÁLISE POR MEIO DA PESQUISA BASEADA EM DESIGN
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.5009Palavras-chave:
Aprendizagem significativa; Artefato; BNCC; interdisciplinaridadeResumo
Neste artigo abordaremos a descrição e análise das etapas da Pesquisa Baseada em Design (PBD) utilizada em uma proposta de divulgação científica e tecnológica por meio da Nanociências e Nanotecnologia no Ensino Básico. Para tal intento, construímos como artefato, uma sequência didática de ensino interdisciplinar (SDI) e que fez uso do grafeno e outras formas alotrópicas do carbono para abordagem de tópicos de física e química no Ensino Médio (EM). As intervenções em sala de aula ocorreram em maio de 2021 e após redesign, em junho de 2022, ambas envolvendo grupos de quinze alunos pertencentes ao Colégio Militar de Santa Maria (CMSM). Avaliações diversificadas após segunda intervenção, indicaram, por meio de questionários e textos dissertativos-argumentativos, que 73% dos discentes participantes da pesquisa, obtiveram desempenho muito satisfatório. Já, por meio de mapas conceituais, somente 26% dos alunos tiveram sua construção com desempenho insatisfatório. Esses resultados, demonstraram evidências de aprendizagem significativa, validando o artefato e sugerindo eficácia ao processo.