GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES DE PROFESSORAS FORMADORAS EXPERIENTES NO ENSINO DE GEOMETRIA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.5008Palavras-chave:
formação de professores de matemática, geometrias não euclidianas, ensino de geometriaResumo
Este artigo objetiva discutir pontos de enfoque de reflexões manifestadas por professoras experientes no ensino de geometria a respeito das Geometrias não Euclidianas (GNE) na formação de professores de matemática (PMat). Esta pesquisa é de natureza qualitativa de cunho interpretativo e para obter as informações foi solicitada às participantes a produção de narrativas escritas acerca dessa temática. No processo analítico, foram identificados três pontos de enfoque, nomeadamente: justificativas para o trabalho com GNE na formação de PMat; desafios inerentes à inclusão de GNE na formação de PMat; e sugestões de metodologias, abordagens e recursos didáticos. Esses pontos de enfoque tratam de aspectos considerados, pelas professoras, como relevantes para serem considerados em programas de formação. Conclui-se que o debate a respeito desses aspectos pode proporcionar ampliação de horizontes conceituais, permitindo uma compreensão abrangente do espaço e das propriedades geométricas; desenvolvimento do pensamento crítico em relação à matemática; preparação para desafios educacionais, considerando diferentes abordagens e recursos; e incentivo à curiosidade e à exploração.