GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES DE PROFESSORAS FORMADORAS EXPERIENTES NO ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.5008

Palavras-chave:

formação de professores de matemática, geometrias não euclidianas, ensino de geometria

Resumo

Este artigo objetiva discutir pontos de enfoque de reflexões manifestadas por professoras experientes no ensino de geometria a respeito das Geometrias não Euclidianas (GNE) na formação de professores de matemática (PMat). Esta pesquisa é de natureza qualitativa de cunho interpretativo e para obter as informações foi solicitada às participantes a produção de narrativas escritas acerca dessa temática. No processo analítico, foram identificados três pontos de enfoque, nomeadamente: justificativas para o trabalho com GNE na formação de PMat; desafios inerentes à inclusão de GNE na formação de PMat; e sugestões de metodologias, abordagens e recursos didáticos. Esses pontos de enfoque tratam de aspectos considerados, pelas professoras, como relevantes para serem considerados em programas de formação. Conclui-se que o debate a respeito desses aspectos pode proporcionar ampliação de horizontes conceituais, permitindo uma compreensão abrangente do espaço e das propriedades geométricas; desenvolvimento do pensamento crítico em relação à matemática; preparação para desafios educacionais, considerando diferentes abordagens e recursos; e incentivo à curiosidade e à exploração.

Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de matemática na educação básica do estado do Paraná. 

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da UEL.

Downloads

Publicado

11.10.2024

Como Citar

dos Santos Silva, B., & Cristina de Costa Trindade Cyrino, M. (2024). GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES DE PROFESSORAS FORMADORAS EXPERIENTES NO ENSINO DE GEOMETRIA. VIDYA, 44(1), 325–350. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.5008

Edição

Seção

Artigos