EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM A RECURSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DE ROBBIE CASE
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4989Palavras-chave:
Computação na Educação; Pensamento Algébrico; Padrões e Regularidades; Linguagem PythonResumo
Este artigo traz reflexões sobre o Pensamento Computacional trabalhado com a recursão, a partir de Robbie Case. A investigação procurou responder à pergunta: como o Pensamento Computacional, no ensino, pode contribuir para a formação do futuro professor de Matemática? A pesquisa caracterizou-se por ser qualitativa, do tipo estudo de caso. O conteúdo abordado, Padrões e Regularidades, integrou-se ao Pensamento Computacional, com a recursão na Linguagem Python. As fontes de evidência foram questionário, observação participante, diário de campo, artefato físico/cultural e entrevistas. A análise dos dados foi baseada na teoria de Robbie Case. Os resultados mostram que os licenciandos desenvolveram habilidades do Pensamento Computacional e conseguiram propor e resolver problemas com a recursão. No estudo de caso, foram promovidas relações entre a generalização (Pensamento Algébrico) e as habilidades de abstração, coleção, análise, representação de dados e algoritmos (Pensamento Computacional).
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