CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4923Palavras-chave:
estágio curricular supervisionado; desenvolvimento profissional; formação inicial de professoresResumo
Nesse trabalho são apresentados resultados parciais de uma pesquisa que teve como propósito analisar o Conhecimento Matemático para o Ensino de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática ao desenvolverem suas atividades de Estágio Curricular Supervisionado. O Conhecimento Matemático para o Ensino é um dos componentes fundamentais para o desenvolvimento profissional de futuros professores. Seguindo os passos da abordagem metodológica da Pesquisa Baseada em Design, foi constituído um grupo de pesquisa que planejou, aplicou e avaliou atividades referentes ao conteúdo de Geometria Espacial para alunos do Ensino Médio. As ações desempenhadas pelos estagiários foram analisadas, segundo categorias e descritores estabelecidos, com o propósito de identificar indícios do Conhecimento Matemático para o Ensino. Pode-se inferir que, as discussões em relação ao Conhecimento Matemático para o Ensino, a escolha das metodologias e materiais utilizados e a posterior reflexão da prática, contribuíram para o desenvolvimento profissional dos professores em formação inicial.