CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4923

Palavras-chave:

estágio curricular supervisionado; desenvolvimento profissional; formação inicial de professores

Resumo

Nesse trabalho são apresentados resultados parciais de uma pesquisa que teve como propósito analisar o Conhecimento Matemático para o Ensino de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática ao desenvolverem suas atividades de Estágio Curricular Supervisionado. O Conhecimento Matemático para o Ensino é um dos componentes fundamentais para o desenvolvimento profissional de futuros professores. Seguindo os passos da abordagem metodológica da Pesquisa Baseada em Design, foi constituído um grupo de pesquisa que planejou, aplicou e avaliou atividades referentes ao conteúdo de Geometria Espacial para alunos do Ensino Médio. As ações desempenhadas pelos estagiários foram analisadas, segundo categorias e descritores estabelecidos, com o propósito de identificar indícios do Conhecimento Matemático para o Ensino. Pode-se inferir que, as discussões em relação ao Conhecimento Matemático para o Ensino, a escolha das metodologias e materiais utilizados e a posterior reflexão da prática, contribuíram para o desenvolvimento profissional dos professores em formação inicial.

Biografia do Autor

Elisângela Fouchy Schons, Instituto Federal Farroupilha - IFF (Júlio de Castilhos/RS)

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Matemática. Universidade Franciscana.

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Publicado

03.12.2024

Como Citar

Schons, E. F., & Bisognin, E. (2024). CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL. VIDYA, 44(2), 39–56. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4923