ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CONTEXTO DE SOCIEDADE DE RISCO: AVALIAÇÃO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOCADA NA FORMAÇÃO CIDADÃ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4905

Palavras-chave:

Formação cidadã, Ensino de ciências, Consciência de risco

Resumo

O objetivo do estudo está em investigar, junto a professores de Química, a pertinência de uma sequência didática, e suas contribuições, para a formação cidadã dos estudantes do ensino médio. A sequência estruturada para o Ensino Médio contempla a temática “Agrotóxico”, apoiando-se na Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) baseada em Fourez (1997) e no entendimento de Sociedade de Risco em Beck (2011). A pesquisa qualitativa, volta-se as manifestações (questionário e entrevistas) de dez professores participantes de um curso de formação continuada. Os dados são analisados por meio da Análise Textual Discursiva, com três categorias pré-estabelecidas - Atributos da ACT, Consciência do Risco e Formação Cidadã - e duas emergentes (Interdisciplinaridade e Enfrentamento ao Obscurantismo Científico). Os resultados apontam para a pertinência em termos didáticos e teóricos, ressaltando a oportunidade para a instituição de um debate sobre à valorização da ciência na sociedade, tomada de decisão responsável e papel da escola na formação dos cidadãos.

Biografia do Autor

Luana Carla Zanelato do Amaral, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Secretária do Estado do Rio Grande do Sul.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. 

Aline Locatelli, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo.

Publicado

03.12.2024

Como Citar

Amaral, L. C. Z. do, Rosa, C. T. W. da, & Locatelli, A. (2024). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CONTEXTO DE SOCIEDADE DE RISCO: AVALIAÇÃO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOCADA NA FORMAÇÃO CIDADÃ. VIDYA, 44(2), 19–38. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4905