ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM CONTEXTO DE SOCIEDADE DE RISCO: AVALIAÇÃO SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOCADA NA FORMAÇÃO CIDADÃ
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4905Palavras-chave:
Formação cidadã, Ensino de ciências, Consciência de riscoResumo
O objetivo do estudo está em investigar, junto a professores de Química, a pertinência de uma sequência didática, e suas contribuições, para a formação cidadã dos estudantes do ensino médio. A sequência estruturada para o Ensino Médio contempla a temática “Agrotóxico”, apoiando-se na Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) baseada em Fourez (1997) e no entendimento de Sociedade de Risco em Beck (2011). A pesquisa qualitativa, volta-se as manifestações (questionário e entrevistas) de dez professores participantes de um curso de formação continuada. Os dados são analisados por meio da Análise Textual Discursiva, com três categorias pré-estabelecidas - Atributos da ACT, Consciência do Risco e Formação Cidadã - e duas emergentes (Interdisciplinaridade e Enfrentamento ao Obscurantismo Científico). Os resultados apontam para a pertinência em termos didáticos e teóricos, ressaltando a oportunidade para a instituição de um debate sobre à valorização da ciência na sociedade, tomada de decisão responsável e papel da escola na formação dos cidadãos.
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