UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS DA EVASÃO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4818Palavras-chave:
Evasão, Ensino Superior, Licenciatura em Ciências ExatasResumo
Este estudo investigou as causas da evasão entre os estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Exatas em uma Universidade Pública brasileira. Utilizando questionários e a metodologia de Análise Temática, foram analisadas as respostas dos 98 estudantes, considerando três tipos de evasão: inserção, externalidades e exclusão. Os motivos mais frequentemente mencionados foram: dificuldade em conciliar o curso com outras atividades (exclusão), falta de interesse inicial no curso (inserção), dificuldade em conciliar o curso com outras atividades (exclusão), problemas financeiros (externalidades e exclusão) e falta de identificação com o curso e futura profissão (inserção). Apenas a motivação relacionada às dificuldades financeiras é considerada evasão por externalidades, sendo também classificada como evasão por exclusão. Ao mapear as causas da evasão de acordo com esses três tipos, a instituição pode traçar estratégias mais precisas para combater a evasão. Em particular, acreditamos que as causas ligadas à evasão por exclusão são aquelas que a instituição pode abordar de maneira mais direta.
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