FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: UM EXERCÍCIO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4747Palavras-chave:
análise textual discursiva, fenomenologia, hermenêuticaResumo
A Análise Textual Discursiva (ATD) é uma metodologia de análise que tem ganhado cada vez mais espaço no campo das pesquisas qualitativas. Frente a isso, um programa de pós-graduação em Educação em Ciências elaborou uma disciplina para se dedicar ao estudo da ATD. Nela, após um momento de estudo teórico, realizou-se um exercício prático a partir das percepções dos mestrandos acerca da pergunta: O que é isto, ATD para alunos(as) de pós-graduação que estudam ATD? As respostas foram analisadas coletivamente por meio da ATD, o que resultou em três categorias emergentes. O objetivo deste artigo é apresentar uma dessas categorias que aponta para os pressupostos filosóficos da Análise Textual Discursiva. Nela emerge a percepção de que estes pressupostos implicam em uma postura do pesquisador que exerce uma consciência hermenêutica e deixa o fenômeno se mostrar em sua alteridade.