FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: UM EXERCÍCIO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4747

Palavras-chave:

análise textual discursiva, fenomenologia, hermenêutica

Resumo

A Análise Textual Discursiva (ATD) é uma metodologia de análise que tem ganhado cada vez mais espaço no campo das pesquisas qualitativas. Frente a isso, um programa de pós-graduação em Educação em Ciências elaborou uma disciplina para se dedicar ao estudo da ATD. Nela, após um momento de estudo teórico, realizou-se um exercício prático a partir das percepções dos mestrandos acerca da pergunta: O que é isto, ATD para alunos(as) de pós-graduação que estudam ATD? As respostas foram analisadas coletivamente por meio da ATD, o que resultou em três categorias emergentes. O objetivo deste artigo é apresentar uma dessas categorias que aponta para os pressupostos filosóficos da Análise Textual Discursiva. Nela emerge a percepção de que estes pressupostos implicam em uma postura do pesquisador que exerce uma consciência hermenêutica e deixa o fenômeno se mostrar em sua alteridade.

Biografia do Autor

Ana Paula Carvalho do Carmo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil. 

Daniela Vanessa Arndt, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil. 

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Docente Adjunto na Universidade Federal
do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil.

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Publicado

10.04.2024

Como Citar

Carmo, A. P. C. do, Arndt, D. V., & Sousa, R. S. de. (2024). FENOMENOLOGIA E HERMENÊUTICA NA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: UM EXERCÍCIO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. VIDYA, 44(1), 115–129. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4747

Edição

Seção

Artigos