PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO: IMPLICACÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4695

Palavras-chave:

investigação-ação, professores que ensinam ciências nos anos iniciais, desenvolvimento profissional

Resumo

O presente estudo disserta sobre uma experiência formativa no contexto dos anos iniciais, balizada por práticas de investigação-ação (IA), mobilizadas em um grupo de pesquisa, constituído por quatro professoras que ensinam ciências e um professor pesquisador assistente. Questiona-se, então, quais possíveis contribuições para o desenvolvimento profissional (DP), foram fomentadas na experiência. Para se chegar à resposta deste questionamento, identificou-se os problemas latentes das práticas das professoras, elaborou-se estratégias interventivas às suas ações, com o intuito de analisar as implicações deste movimento para o DP. A pesquisa pautou-se na metodologia qualitativa (André, 2008), na perspectiva da IA (Carr e Kemmis, 1998) e o tratamento dos dados se deu pela Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007). Evidenciou-se que a exposição à IA possibilitou o desenvolvimento de princípios formativos como: problematização da ação; adoção de novas abordagens de ensino e fomento de uma cultura colaborativa ao pesquisar a própria prática.

Biografia do Autor

Elias Brandão de castro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestre em Docência no Ensino de Ciências e Matemática. SEMED/Ananindeua/PA.

Wilton Rabelo Pessoa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação em ciências e matemáticas. UFPA.

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Publicado

24.04.2024

Como Citar

Brandão de castro, E., & Rabelo Pessoa, W. (2024). PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO: IMPLICACÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORAS QUE ENSINAM NOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 44(1), 131–151. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4695

Edição

Seção

Artigos