METANÁLISE DO MACROPROJETO “FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA: COMPREENSÕES E DESVELAMENTOS”
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4614Palavras-chave:
Formação de Professores, Coletivos de Pensamento, FenomenologiaResumo
Desde o ano de 2012 passamos a nos dedicar gradativa e sistematicamente à pesquisa e orientação sobre formação de professores em Modelagem Matemática na Educação Matemática, culminando em 2014 no macroprojeto de pesquisa fenomenológica que interroga: o que é isto, a formação de professores em Modelagem Matemática? sendo finalizado em 2023. Junto a este, concebemos, instauramos e mantivemos, desde 2015, um projeto de extensão permanente de formação de professores em diferentes cidades do Estado do Paraná, investindo na constituição de coletivos de formação de professores, dialogando com a epistemologia fleckiana. Foram produzidas dissertações e teses e outros textos com diferentes perguntas de pesquisa no interior deste macroprojeto. Essa produção é retomada em uma metanálise qualitativa fenomenológica, no sentido de dar conta do interrogado. Portanto, expomos uma metacompreensão do “isto” da formação de professores em Modelagem Matemática. Em síntese, mesmo que a formação de professores seja favorecida pelos coletivos instaurados, é necessário compreender mais acentuadamente o sentido da formação da pessoa humana, para além dos objetivos teóricos e práticos da própria Modelagem ou da Formação de Professores.