MODELAGEM MATEMÁTICA, ARQUITETURA E PROCESSOS CRIATIVOS: ANÁLISE DE RELAÇÕES A PARTIR DO TRABALHO DE UM ARQUITETO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4590Resumo
Este artigo objetiva compreender os procedimentos de trabalho do arquiteto, analisando-os comparativamente aos procedimentos de Modelagem Matemática em consonância com os Processos Criativos, por meio do Aprender com Modelagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou o Mapeamento na Pesquisa Educacional como princípio metodológico para organização e análise de dados. A produção de dados ocorreu a partir de entrevista semiestruturada, utilizando a plataforma de videoconferência Google Meet, com um arquiteto com experiência no mercado de trabalho. Assim, os dados produzidos, bem como as bases teóricas estudadas, foram comparados às fases intenção, projeção, criação e produto do Aprender com Modelagem, sendo analisados e comparados às criações realizadas nos fazeres do arquiteto, permitindo identificar semelhanças presentes entre estes. Os resultados apontam que as etapas utilizadas pelo arquiteto em sua prática laboral são similares aos procedimentos de Modelagem Matemática e às ideias do Aprender com Modelagem, o que sugere reflexões e possibilidades de utilização na Educação Básica.