INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO E OS PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4540

Palavras-chave:

Formação Inicial, Constituição Docente, Espirais Reflexivas

Resumo

Este estudo teve como objetivo: reconhecer as complexidades envoltas no desenvolvimento do PCK e suas repercussões na constituição docente a partir do movimento de Investigação-Formação-Ação em Ensino de Ciências. Os participantes da pesquisa foram 13 licenciandos de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e os dados foram produzidos a partir de suas respostas obtidas por questionário e entrevistas. A análise dos dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo, em que emergiram duas espirais reflexivas. A partir da análise e reflexão das espirais emergentes, foi possível evidenciar que o PCK se desenvolve na prática e por processos reflexivos; sua constituição docente e estratégias de ensino podem sofrer influência de professores que tiveram durante sua trajetória escolar e acadêmica e que os licenciandos irão aprender a profissão com outros professores (tríade de interação).

Biografia do Autor

Andressa Vargas de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (Cerro Largo/RS)

Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto (2019). Especialização em Ensino de Ciências da Natureza IFFAR - Campus Santa Rosa (2021). Mestranda e Bolsista CAPES DS no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo, na linha de pesquisa 2: Formação de professores e Práticas pedagógicas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE, UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul). Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação - GIEPE, IFFAR (Instituto Federal Farroupilha).

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha - IFF (Santa Rosa/RS)

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2015). Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Campus Santa Rosa e Professora do Quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFFS - Cerro Largo/RS.

Downloads

Publicado

20.12.2023

Como Citar

Souza, A. V. de, & Emmel, R. (2023). INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO E OS PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. VIDYA, 44(1), 41–58. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4540

Edição

Seção

Artigos