INDÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO E OS PROCESSOS DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4540Palavras-chave:
Formação Inicial, Constituição Docente, Espirais ReflexivasResumo
Este estudo teve como objetivo: reconhecer as complexidades envoltas no desenvolvimento do PCK e suas repercussões na constituição docente a partir do movimento de Investigação-Formação-Ação em Ensino de Ciências. Os participantes da pesquisa foram 13 licenciandos de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e os dados foram produzidos a partir de suas respostas obtidas por questionário e entrevistas. A análise dos dados ocorreu a partir da Análise de Conteúdo, em que emergiram duas espirais reflexivas. A partir da análise e reflexão das espirais emergentes, foi possível evidenciar que o PCK se desenvolve na prática e por processos reflexivos; sua constituição docente e estratégias de ensino podem sofrer influência de professores que tiveram durante sua trajetória escolar e acadêmica e que os licenciandos irão aprender a profissão com outros professores (tríade de interação).