CIÊNCIAS DA NATUREZA, BNCC E BNC-FORMAÇÃO: DESCOMPASSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E DEMANDAS CURRICULARES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4480

Palavras-chave:

Currículo, Formação inicial docente, Ensino de Ciências

Resumo

A BNCC do Ensino Fundamental apresenta alterações quanto aos temas e articulações do componente curricular de Ciências. A partir de tais mudanças a formação de professores desta área precisa passar por reformulações no que tange, especialmente, a tópicos científicos não frequentes na formação inicial de professores. Neste estudo, de cunho documental, objetivou-se analisar as mudanças introduzidas nos currículos de CN e seus desdobramentos no processo de formação inicial de professores da área das CN, de uma instituição pública de ES do RS. Através das análises dos documentos, observou-se que ocorreram alterações para o componente curricular de Ciências e que as matrizes curriculares em vigor dos cursos de licenciatura não contemplam alguns conhecimentos requeridos pela BNCC para o profissional desta área. Sinalizando, que as ações voltadas tanto para EB quanto às instituições ES, ainda apresentam um descompasso e necessitam de reflexões e medidas, para minimizar tais divergências.

Biografia do Autor

Rafaelle Ribeiro Gonçalves, Professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi, RS.

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura plena
Mestrado em Ciências Biológicas - Biodiversidade Animal
Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Docente do curso de Ciências Biológicas do IFFAR- Campus Panambi, RS.

Sandra Cadore Peixoto, Universidade Franciscana - UFN

Pós-doutorado em Química Analítica. Doutorado e Mestrado em Química Analítica. Especialização em Orientação Escolar. Graduação em Química Licenciatura Plena. Docente do Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Rosemar de Fatima Vestena, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana. Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

11.10.2023

Como Citar

Gonçalves, R. R., Peixoto, S. C., & Vestena, R. de F. (2023). CIÊNCIAS DA NATUREZA, BNCC E BNC-FORMAÇÃO: DESCOMPASSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E DEMANDAS CURRICULARES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RS. VIDYA, 43(1), 261–279. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4480

Edição

Seção

Artigos