CIÊNCIAS DA NATUREZA, BNCC E BNC-FORMAÇÃO: DESCOMPASSOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E DEMANDAS CURRICULARES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4480Palavras-chave:
Currículo, Formação inicial docente, Ensino de CiênciasResumo
A BNCC do Ensino Fundamental apresenta alterações quanto aos temas e articulações do componente curricular de Ciências. A partir de tais mudanças a formação de professores desta área precisa passar por reformulações no que tange, especialmente, a tópicos científicos não frequentes na formação inicial de professores. Neste estudo, de cunho documental, objetivou-se analisar as mudanças introduzidas nos currículos de CN e seus desdobramentos no processo de formação inicial de professores da área das CN, de uma instituição pública de ES do RS. Através das análises dos documentos, observou-se que ocorreram alterações para o componente curricular de Ciências e que as matrizes curriculares em vigor dos cursos de licenciatura não contemplam alguns conhecimentos requeridos pela BNCC para o profissional desta área. Sinalizando, que as ações voltadas tanto para EB quanto às instituições ES, ainda apresentam um descompasso e necessitam de reflexões e medidas, para minimizar tais divergências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









