FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4439

Resumo

O artigo trata da formação e da docência de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Tem como questionamento: Como professoras de Anos Iniciais narram a formação e à docência com o ensino de Matemática? Objetiva analisar as narrativas de professoras de Anos Iniciais sobre a formação e à docência com o ensino de Matemática. A pesquisa tem cunho qualitativo, organizada a partir de entrevistas narrativas, com cinco professoras de Anos Iniciais, de uma escola do sul do Brasil. As análises em relação à formação mostram que as professoras valorizam as disciplinas metodológicas cursadas no Normal e em Pedagogia, que tratam do uso de materiais manipuláveis e jogos e em relação à docência, as professoras se preocupam com as aprendizagens discentes, com os conhecimentos prévios dos alunos, com as tentativas de integração entre as áreas de conhecimento e, principalmente enfatizam o ensino de Matemática a partir dos materiais manipuláveis.

Biografia do Autor

Fátima Cristina Lopes Fonseca, Professora de Anos Iniciais da rede Municipal de Canguçu/RS

Professora de Anos Iniciais da rede Municipal de Canguçu/RS, formação em Magistério, Licenciatura em Matemática,cursando Pedagogia, Especializações Lato sensu na área da Educação ( Supervisão escolar, Educação Infantil, Psicopedagogia, Docência na Eja, Formação Continuada, Metodologia no ensino da Matemática), Mestre em Educação Matemática. Foco de investigação Formação e docência de professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais.

Marta Cristina Cezar Pozzobon, Universidade Federal de Pelotas

Docente do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT/UFPel. Formação em Licenciatura em Pedagogia e Matemática, Mestrado em Educação/UNIJUÍ, Doutorado em Educação/UNISINOS

Downloads

Publicado

2023-06-05

Como Citar

Fonseca, F. C. L., & Pozzobon, M. C. C. (2023). FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. VIDYA, 43(1), 113–126. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4439

Edição

Seção

Artigos