FORMAÇÃO E DOCÊNCIA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4439Resumo
O artigo trata da formação e da docência de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. Tem como questionamento: Como professoras de Anos Iniciais narram a formação e à docência com o ensino de Matemática? Objetiva analisar as narrativas de professoras de Anos Iniciais sobre a formação e à docência com o ensino de Matemática. A pesquisa tem cunho qualitativo, organizada a partir de entrevistas narrativas, com cinco professoras de Anos Iniciais, de uma escola do sul do Brasil. As análises em relação à formação mostram que as professoras valorizam as disciplinas metodológicas cursadas no Normal e em Pedagogia, que tratam do uso de materiais manipuláveis e jogos e em relação à docência, as professoras se preocupam com as aprendizagens discentes, com os conhecimentos prévios dos alunos, com as tentativas de integração entre as áreas de conhecimento e, principalmente enfatizam o ensino de Matemática a partir dos materiais manipuláveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









