AVENTURA FORMATIVA ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DAS APRENDIZAGENS PLANEJADAS ÀQUELAS QUE SURPREENDEM
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e explicar de que maneira oportunidades de aprendizagem profissional, idealizadas por uma formadora de professores em um processo formativo referente ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais, foram percebidas como aprendizagens profissionais pelas participantes. O estudo enquadra-se em uma abordagem qualitativa, dentro de uma epistemologia construcionista, e na perspectiva teórica interpretativa, com dados recolhidos por meio de documentos e entrevista. Destacam-se dentre os resultados as seguintes oportunidades de aprendizagem profissional ofertadas pela formadora e identificadas pelas participantes: (i) mobilização de conhecimentos matemáticos e didáticos acerca do desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos iniciais e (ii) apropriação do conceito de equivalência do sinal de igual. Em contrapartida, em relação às aprendizagens profissionais relatadas, e que não haviam sido planejadas a priori pela formadora, perceberam-se: (iii) a garantia de espaços de comunicação matemática envolvendo os alunos e (iv) a incorporação de alguns elementos da Abordagem de Ensino Exploratório nas práticas letivas das professoras.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4420
Apontamentos
- Não há apontamentos.
OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA
Artes, Letras e Comunicação | Ciências da Saúde | Ciências Humanas | Ciências Naturais e Tecnológicas
Ciências Sociais Aplicadas | Thaumazein | Vidya
INDEXADA EM
Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.