MAGMÁTICA: JOGO DIGITAL EDUCACIONAL PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4404

Resumo

Este estudo visou analisar as percepções de professores, pedagogos e educadores especiais, com experiência no ensino de pessoas com deficiência, sobre o uso do jogo Magmática, desenvolvido com a finalidade de contribuir para o ensino do sistema de numeração decimal-SND a alunos com deficiência intelectual-DI. Sua criação efetivou-se por meio da aplicação do questionário de verificação, da adaptação do Material Dourado e do framework Conceitual de Jogos Educativos. Para validação, os participantes realizaram um teste com o protótipo e, posteriormente, responderam um questionário de avaliação. Os resultados obtidos na validação demonstraram altos níveis de concordância da escala Likert nas dimensões de Metodologia, Funcionalidade, Confiabilidade, Usabilidade, Eficiência e Aprendizagem. Dessa forma, pode-se inferir que o jogo está de acordo com seu objetivo de desenvolvimento e que suas funcionalidades têm o potencial para auxiliar na mediação do ensino do sistema de numeração decimal a alunos com DI.

Biografia do Autor

Rafaella Trindade Cunha Prates, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil. Analista de Informática, Carga horária: 40

Graduação em Licenciatura em Informáticas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná no campus de Francisco Beltrão Graduada em  Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera. Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia-PPGECT.  

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Ponta Grossa

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, PR, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa O Ensino e a Inclusão de Pessoas com Deficiência. Editora chefe da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia (RBECT).

Diego Roberto Antunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Ponta Grossa-Pr

Doutor e mestre  em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná.  Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É Professor Adjunto no Departamento de Informática da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 

Adriela Maria Noronha, Instituto Federal Catarinense (IFC), Concórdia, SC, Brasil.

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, área: Atendimento Educacional Especializado do Instituto Federal Catarinense, campus: Concórdia. Membra da equipe do Atendimento Educacional Especializado, IFC-campus Concórdia. Coordenadora do Núcleo de acessibilidade as pessoas com necessidades específicas, IFC-campus Concórdia. Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia, UTFPR/Ponta Grossa. Mestra em Educação nas Ciências, Unijuí/RS (2017). Graduada em Matemática Licenciatura pela mesma Instituição (2008). Graduada em Educação Especial - UFSM (2018).

Downloads

Publicado

28.06.2023

Como Citar

Prates, R. T. C., Silva, S. de C. R. da, Antunes, D. R., & Noronha, A. M. (2023). MAGMÁTICA: JOGO DIGITAL EDUCACIONAL PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI). VIDYA, 43(1), 163–182. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4404

Edição

Seção

Artigos