COMPREENSÃO MATEMÁTICA A PARTIR DA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Patrícia de Souza Fiamoncini, Viviane Clotilde da Silva

Resumo


Este artigo apresenta a análise de um projeto de escrita nas aulas de Matemática, envolvendo estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio. Eles foram convidados a escrever histórias com enredos lúdicos cujos personagens principais eram os Poliedros de Platão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de procedimento do tipo intervenção que busca valorizar o processo investigativo e contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática, tendo por objetivo aprofundar conceitos, preencher lacunas e motivar os estudantes. Verificamos que escrever nas aulas de Matemática oportuniza a reflexão sobre os conceitos estudados e a verificação de dúvidas em relação ao conhecimento explorado. Além disso, a socialização e reescrita possibilitam a análise dos saberes equivocados e o aprofundamento teórico. Como produto temos as histórias escritas pelos estudantes, que foram apresentadas aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os momentos vivenciados no projeto, transcenderam o aprendizado matemático, desenvolvendo também motivação para estudar Matemática.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v43i1.4303

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.