O ENSINO DE CÁLCULO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE LIMITE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4242

Resumo

A disciplina Cálculo Diferencial e Integral é componente curricular obrigatório em diversos cursos universitários ofertados no Brasil. Historicamente, essa disciplina tem apresentado elevados índices de reprovação. Considerando essa situação, desenvolvemos uma pesquisa com o objetivo de analisar as concepções de estudantes dessa disciplina acerca do conceito de Limite a fim de identificar possíveis obstáculos para a sua aprendizagem. A pesquisa foi concebida sob os princípios da Engenharia Didática e, decorrente dessa opção metodológica, o artigo apresenta resultados de algumas etapas de sua realização, especialmente um breve histórico do Cálculo e do seu ensino no Brasil. Apresenta ainda análises das informações produzidas pelos estudantes acerca do conceito de Limites, que identificou problemas que decorrem do ensino dessa disciplina. A pesquisa nos levou a concluir que são necessárias mudanças metodológicas no ensino de Cálculo, a exemplo do uso de metodologias ativas.

Biografia do Autor

Líviam Santana Fontes, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Ciências Habilitação: Matemática pelo Centro Universitário de Anápolis.

Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás atuando nos cursos de licenciatura em Física e Matemática.

Cleyton Hércules Gontijo, Universidade de Brasília

Doutor em Psicologia. Mestre em Educação. Graduado em Ciências e Matemática. Professor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

07.12.2022

Como Citar

Fontes, L. S., & Gontijo, C. H. (2022). O ENSINO DE CÁLCULO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE LIMITE. VIDYA, 42(2), 165–180. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4242

Edição

Seção

Artigos