PESQUISA EM AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UM MAPEAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4222

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento geográfico e temporal da pesquisa em Avaliação em Educação Matemática em eventos organizados pela SBEM e em dissertações e teses produzidas em programas de Pós-Graduação em Educação Matemática, Ensino de Matemática ou congêneres. Para tanto, buscamos nos anais do ENEM, do SIPEM e do FNLM, no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e fizemos um levantamento da quantidade de pesquisadores. Identificamos os estados e a unidade federativa com maior quantidade de pesquisadores. Então, buscamos os pesquisadores que mais apareceram em cada estado e recorremos aos seus currículos e ao diretório de grupos de pesquisa do CNPq para investigar os temas de estudo e seus projetos. Concluímos que a pesquisa em Avaliação em Educação Matemática tem crescido e potencialmente continuará no Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Biografia do Autor

Gabriel dos Santos e Silva, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), vice-coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA) da mesma instituição. Professor efetivo do Instituto Federal do Paraná campus Capanema, onde atualmente atua como coordenador do curso de Licenciatura em Matemática e como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Seu interesse de pesquisa é em Educação Matemática Realística e Avaliação da Aprendizagem Escolar.

Fernanda Boa Sorte Rocha, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA) da mesma instituição. Professora da Educação Básica na rede pública e na rede privada do estado do Paraná.

Downloads

Publicado

07.12.2022

Como Citar

dos Santos e Silva, G., & Rocha, F. B. S. (2022). PESQUISA EM AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: UM MAPEAMENTO. VIDYA, 42(2), 61–79. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4222

Edição

Seção

Artigos