INTERPRETANDO E AVALIANDO ARGUMENTAÇÕES: UMA ANÁLISE COM LICENCIANDOS INGRESSANTES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4208

Resumo

Este artigo apresenta a primeira parte de uma pesquisa ampla, cuja segunda etapa está em andamento. O objetivo é analisar nove argumentos sobre a soma dos ângulos internos de um triângulo à luz do referencial teórico e investigar como licenciandos ingressantes em Matemática interpretam e avaliam tais argumentações, sob três pontos de vista distintos. Inicialmente, os participantes deveriam se colocar no lugar de um professor para avaliar cada um dos nove argumentos apresentados; em seguida, responder se eles utilizariam alguns em suas aulas. Por fim, eles deveriam responder se adotariam algum dos argumentos ao realizar um teste no Ensino Superior. Os resultados evidenciaram uma preferência pelos argumentos formais, e indicaram que a simples aparência de uma resposta associada à linguagem algébrica, às vezes, é suficiente para convencê-los, ainda que logicamente contraditória. A segunda etapa da pesquisa, pretende investigar o posicionamento dos mesmos sujeitos, agora licenciandos concluintes.

Biografia do Autor

João Carlos Caldato, Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ). Mestre em Ensino de Matemática (PEMAT/UFRJ). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. 

Lilian Nasser, Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática pela University of London. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEMAT/UFRJ)e do Projeto Fundão (Instituto de Matemática). 

Downloads

Publicado

07.12.2022

Como Citar

Caldato, J. C., & Nasser, L. (2022). INTERPRETANDO E AVALIANDO ARGUMENTAÇÕES: UMA ANÁLISE COM LICENCIANDOS INGRESSANTES DE MATEMÁTICA. VIDYA, 42(2), 25–44. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i2.4208

Edição

Seção

Artigos