PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETOS INTEGRADORES, ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4196

Resumo

Pelo fato de o Livro Didático (LD) ser um dos recursos mais usados no processo de ensino, o mesmo constitui-se um importante aliado para trabalhar a Educação Ambiental (EA). Por essa razão, esta pesquisa, de caráter qualitativo do tipo documental, tem por objetivo analisar como a temática da EA se faz presente nos LD de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio, sendo que os dados passaram pela análise de conteúdo de Bardin (1997), possibilitando a organização de quatro categorias que integram as questões ambientais, a saber: “Resíduos sólidos e consumo”, “Fontes energéticas e Aquecimento global”, “Água, saneamento básico, alimentação e saúde” e “Sociedade sustentável”. Portanto, a presença da EA nos LD com atividades de leitura, pesquisa, trabalhos em grupo e reflexão favorece a sensibilização dos cidadãos, instigando mais responsabilização pelas questões ambientais e pela qualidade de vida.

Biografia do Autor

Elisângela Chitolina Beyer, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Ciências - Licenciatura em Química (UNIJUÍ)

Pós graduada em Metodologia para o ensino de química (UNINTER)

Mestranda em Ensino de Ciências - PPGEC - (UFFS) - Campus Cerro Largo 

Rosangela Inês Matos Uhmann, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo-RS. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC).Coordenadora da Revista Insignare Scientia (RIS)

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

Beyer, E. C., & Uhmann, R. I. M. (2022). PERSPECTIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETOS INTEGRADORES, ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO DE REVISÃO. VIDYA, 42(1), 201–216. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4196

Edição

Seção

Artigos