HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES PARA ABORDAGEM E PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4100

Resumo

O objetivo do artigo é avaliar o potencial de Histórias em Quadrinhos (HQs) produzidas por alunos do Ensino Médio para a abordagem e a problematização de conceitos de Termoquímica. Adotando uma perspectiva qualitativa de cunho interpretativo, foram descritas e analisadas 3 HQs de alunos do 2º ano. Acerca das características das HQs, a análise evidenciou criatividade por parte dos alunos, relacionando esses conceitos com situações do seu cotidiano e fazendo uso de recursos variados. A produção da HQ estimulou alguns alunos a incorporar definições e conceitos da Termoquímica em suas histórias. O recurso visual, com falas de personagens, foi utilizado para realizar explicações, mesclando termos técnicos com linguagem coloquial. Sobre possibilidades de problematizar conceitos a partir das HQs produzidas pelos próprios alunos, apareceram implícita e explicitamente, conceitos como: processos endotérmicos e exotérmicos, agitação das moléculas, reorganização molecular, processos de mudança de estado físico, temperatura e calor.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Luz, Universidade Estadual de Londrina. SEED/PR

Doutorando e mestre em Química, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da Rede Estadual de Educação (SEED/PR).

Suzana Lucy Nixdorf, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Química pela USP (2000). Professora do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina/PR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), 2013. Professor do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina/PR

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Publicado

15.03.2022

Como Citar

Luz, C. A., Nixdorf, S. L., & Trevisan, A. L. (2022). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES PARA ABORDAGEM E PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS. VIDYA, 42(1), 39–54. https://doi.org/10.37781/vidya.v42i1.4100

Edição

Seção

Artigos