ANÁLISE DE ERROS E PROPORCIONALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Eleni Bisognin
  • Leandra Anversa Fioreze
  • Helena Noronha Cury

Resumo

Neste trabalho, estão organizados resultados parciais do projeto de pesquisa Análise de Erros em Disciplinas Matemáticas de Cursos Superiores, do qual participaram oito Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Inicialmente, indicam-se algumas teorizações sobre análise de erros e, em seguida, um breve relato da análise de uma das questões do teste, aplicado a calouros da área de Ciências Exatas, versando sobre proporcionalidade. Discute-se a importância do conceito de proporcionalidade no ensino de Matemática e apresenta-se a experiência desenvolvida na UNIFRA, com alunos de graduação em Matemática e pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. O estudo aponta diferenças significativas de conceituação e de escrita entre os dois grupos, bem como nas justificativas apresentadas e procedimentos de resolução das atividades.  Essas análises servirão de subsídios para propor alternativas para o ensino desse conteúdo em disciplinas de graduação.

Downloads

Publicado

2005-04-23

Como Citar

Bisognin, E., Fioreze, L. A., & Cury, H. N. (2005). ANÁLISE DE ERROS E PROPORCIONALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. VIDYA, 25(2), 10. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/392

Edição

Seção

Artigos