ANÁLISE DE ERROS E PROPORCIONALIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Eleni Bisognin, Leandra Anversa Fioreze, Helena Noronha Cury

Resumo


Neste trabalho, estão organizados resultados parciais do projeto de pesquisa Análise de Erros em Disciplinas Matemáticas de Cursos Superiores, do qual participaram oito Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. Inicialmente, indicam-se algumas teorizações sobre análise de erros e, em seguida, um breve relato da análise de uma das questões do teste, aplicado a calouros da área de Ciências Exatas, versando sobre proporcionalidade. Discute-se a importância do conceito de proporcionalidade no ensino de Matemática e apresenta-se a experiência desenvolvida na UNIFRA, com alunos de graduação em Matemática e pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. O estudo aponta diferenças significativas de conceituação e de escrita entre os dois grupos, bem como nas justificativas apresentadas e procedimentos de resolução das atividades.  Essas análises servirão de subsídios para propor alternativas para o ensino desse conteúdo em disciplinas de graduação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.