APRENDIZAGEM CONCEITUAL E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO: ANÁLISE DO POTENCIAL FORMATIVO DO ENSINO PROPOSTO EM UM LIVRO DIDÁTICO

Bruna Lorena Bacaro, Marta Sueli de Faria Sforni

Resumo


De acordo com a Teoria Histórico-Cultural, a aprendizagem de conceitos científicos é promotora do desenvolvimento psíquico dos estudantes. Todavia, nem sempre se observa o impacto positivo dessa aprendizagem no desenvolvimento do pensamento de pessoas escolarizadas, o que gera a necessidade de refletir sobre como esses conceitos são ensinados. Neste artigo é apresentada parte de uma pesquisa que buscou analisar , de modo qualitativo, o potencial formativo presente na forma de organização do ensino de conceitos apresentada por um livro didático de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mediante a análise de conteúdo, conclui-se que o ensino proposto é marcado pela definição conceitual e exemplificação, sem exigir ações que levem os estudantes a pensar conceitualmente os fenômenos. Esse modo de organização do ensino pode justificar o incipiente impacto da aprendizagem conceitual na formação dos estudantes e a necessidade de superá-lo, quando se assume o desenvolvimento do pensamento dos estudantes como finalidade da educação escolar.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3879

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.