FATORES RELEVANTES NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Quelen Colman Espíndola Lima, Mara Regina Bonini Marzari, Simone Pinton

Resumo


O presente estudo teve como objetivo investigar o contexto da experimentação no ensino de Ciências, no que tange a definição conceitual, as percepções e os objetivos acerca das atividades experimentais, assim como a frequência, os procedimentos e as necessidades para a efetivação de tais práticas. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, que teve como sujeitos, 63 professores atuantes no ensino de Ciências do Ensino Fundamental II das escolas públicas urbanas do município de Uruguaiana/RS. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário e a análise dos mesmos deu-se por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados descritos denotam que a experimentação é considerada relevante à aprendizagem dos estudantes, mas há inúmeras incompreensões quanto a finalidade dessa prática nas aulas de Ciências. Considera-se que este estudo apresenta importantes constatações que poderão contribuir tanto para o contexto pesquisado, quanto para a área do ensino de Ciências.

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DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3838

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