A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ

Dieison Prestes da Silveira, Joselia Cristina Siqueira da Silva, Leonir Lorenzetti

Resumo


A Educação Ambiental e o Ensino de Ciências são temáticas que necessitam de constantes debates. Nesse sentido, o presente artigo investigou os trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001-2019, que abordam a Educação Ambiental nos anos iniciais, visando analisar as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área. Igualmente, ao final, é explicitada a relevância da articulação entre a Educação Ambiental e o Ensino de Ciências para uma formação cidadã. A metodologia baseou-se em um estado da arte, mapeando 3.790 trabalhos. Destes, 13 foram analisados, pois abordavam no título e/ou palavras-chave o termo “anos iniciais”. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva, com a criação de descritores e categorias. Observou-se que o Ensino de Ciências e a Educação Ambiental contribuem com o processo formativo dos sujeitos, direcionando-os para as (con)vivências sociais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3824

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.