A RELAÇÃO ENTRE TEORIA/PRÁTICA COMO ELEMENTO REFLEXIVO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Guacira de Azambuja, Margarete Terezinha Sirena

Resumo


O presente artigo é resultado de parte de reflexões realizadas pelas autoras, enquanto professoras do curso de Pedagogia e responsáveis pela dinamização das atividades de prática de ensino em dois semestres do mesmo. A escrita deste artigo deve-se a constatação de que o registro das reflexões podem contribuir com a melhoria da formação docente considerando que aqui se apresenta um determinado entendimento de prática pedagógica que visa uma dimensão mais ampla de suas contribuições ao campo da ação social e não só da prática educativa. Por meio de um diálogo hermenêutico, realizou-se também a discussão referente a indissociabilidade entre teoria e prática mostrando algumas concepções ainda existentes nos ambientes formativos. Contudo, apontou-se a relação entre formação, reflexão teoria e prática como uma dimensão mais ampla de docência e suas relações com a vida, com o desenvolvimento humano e com um projeto de formação de sociedade onde a  educação, a prática pedagógica estão comprometidas com a humanização.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.